A data mais aguardada pelos consumidores está chegando! Em 2023, a Black Friday acontece no dia 24 de novembro. No ano passado, considerando o período de pré-Black Friday até o domingo, o faturamento foi de R$6,15 bilhões apenas no e-commerce.

Vender mais na Black Friday é o objetivo de toda empresa, mas é possível ir muito além das vendas, encantando e fidelizando o cliente. Por isso, os especialistas da C2C – Close to Consumer reuniram 12 dicas para melhorar a experiência do cliente nessa data tão importante para o varejo. Confira!

 

1 – Personalização e Segmentação Inteligente

Utilize análises de dados avançadas para segmentar seu público-alvo de forma mais precisa. Ofereça promoções e ofertas personalizadas com base no histórico de compras e preferências dos clientes, além de utilizar ações de positivação para encantar o cliente.

Quer entender melhor quais ações de positivação a sua marca pode fazer? Converse com um de nossos especialistas para elaborar um projeto personalizado!

2 – Experiência de Compra Omnichannel

Integre sua estratégia online e offline para proporcionar uma experiência de compra fluida. Permita que os clientes comprem online, retirem na loja e vice-versa.

Utilize merchandising criativo para destacar os produtos em promoção e garantir que os clientes encontrem facilmente as ofertas. Tanto no e-commerce quanto na loja física, a organização dos produtos vai fazer toda a diferença.

3 – Equipe Preparada para Encantar

Treine seus promotores, vendedores e equipe de atendimento para oferecer um atendimento excepcional. Eles devem estar preparados para tirar dúvidas, sugerir produtos relevantes e proporcionar uma experiência de compra memorável.

Lembre-se: não é só porque um produto ou serviço está com um preço baixo que a qualidade do atendimento também precisa ser reduzido. Pelo contrário! Aproveite essa época em que mais pessoas terão contato com a sua marca para mostrar seus diferenciais. Conte com os promotores de venda experientes da C2C.

4 – Ofertas Antecipadas e Teasers

Crie expectativa antecipada divulgando teasers de suas melhores ofertas. Considere lançar promoções especiais para os clientes cadastrados, incentivando o registro em sua base de dados. Utilize ações de positivação para manter os clientes engajados e ansiosos pela data.

mulher  trabalhando em supermercado

Ações antecipadas de ativação de marca fazem o consumidor se lembrar dos produtos e procurar por eles durante a Black Friday

5 – Inteligência Artificial e Chatbots

Utilize chatbots e IA para fornecer suporte ao cliente em tempo real, responder a perguntas frequentes e direcionar os compradores para produtos relevantes. Isso pode melhorar a eficiência do atendimento e liberar sua equipe para interações mais estratégicas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Neoassist, 60% dos consumidores estão dispostos a gastar até 20% a mais para ter um bom atendimento. Ou seja: além de fidelizar o cliente, você tem chances de ter um ticket médio mais alto.

6 – Transparência de Preços

Seja transparente com seus preços e descontos. Evite aumentar os preços antes da Black Friday para, em seguida, oferecer “descontos” que não são reais. A confiança do cliente é fundamental, e o merchandising honesto ajuda a construir essa confiança.

7 – Mobile-First

Certifique-se de que seu site e aplicativos móveis estejam otimizados para uma experiência de compra rápida e fácil em dispositivos móveis, já que muitos consumidores fazem compras pelo celular. Garanta que o atendimento e suporte também sejam acessíveis em dispositivos móveis.

Como a demanda vai aumentar nesse período, deixe sua equipe preparada para a resolução rápida de possíveis problemas.

8 – Inovação em Pagamentos

Ofereça opções de pagamento flexíveis, como pagamento em parcelas, e explore novas tecnologias de pagamento, como carteiras digitais e criptomoedas, se aplicável ao seu negócio. Isso pode facilitar o processo de compra para os clientes.

9 – Marketing de Conteúdo Criativo

Crie conteúdo envolvente e relevante para atrair e manter a atenção dos consumidores. Vídeos explicativos, guias de presentes e histórias de clientes satisfeitos podem ajudar a construir uma conexão emocional e serem destacados com ações de merchandising atraentes.

10 – Estoque e Logística Preparados

Certifique-se de ter um estoque adequado e processos logísticos eficientes para lidar com um aumento no volume de pedidos. Considere parcerias com empresas de logística, se necessário, e garanta que sua equipe esteja pronta para a positivação dos produtos nas lojas físicas.

Terceirizar a logística pode ser a saída para uma entrega eficiente dos produtos, especialmente em períodos de alta demanda, como a Black Friday. Conte com nossa divisão de Outsourcing para oferecer o melhor serviço de logística!

11 – Sustentabilidade

Os consumidores estão cada vez mais conscientes e procuram marcas que compartilhem seus valores: segundo uma pesquisa da Opinion Box feita com 2 mil pessoas, 37% delas já deixaram de consumir produtos de empresas que não têm ações de preservação ambiental. Use ações de positivação para destacar produtos sustentáveis.

12 – Responsabilidade Social

Vale lembrar que sustentabilidade vai bem além de cuidar dos recursos naturais. Existem quatro tipos de responsabilidade social: a empresarial, corporativa, ambiental e individual e todas elas se referem a ações que impactam positivamente a sociedade. Levante essa bandeira, mas sempre com ações concretas.

Agora você já sabe todas as dicas para encantar o cliente e vender mais durante a Black Friday. Se precisar de apoio para se preparar para essa data, conte com a C2C! Nossos profissionais são especializados em criar experiências memoráveis, conectando o consumidor à sua marca. Oferecemos tecnologia para acompanhar os resultados em tempo real, filiais espalhadas por todo o Brasil para um atendimento próximo e atuamos em todos os segmentos de mercado.

Entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções!

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