Todo tipo de negócio procura funcionários eficientes e engajados. Nos mercados afetados por demandas sazonais (como férias, festas, eventos, promoções periódicas), incluindo o chamado trade marketing, ou PDV (ponto de venda), onde as empresas recorrem frequentemente a trabalhadores temporários, essas qualidades continuam sendo essenciais.

O temporário não deve jamais ser visto como um tapa-buraco. Ele é um funcionário, ponto. Ele também representa sua empresa, tendo influência direta sobre os resultados obtidos. Sendo assim, é fácil entendermos a importância de contratar as pessoas certas para qualquer função, incluindo os temporários para períodos específicos.

O planejamento para a alta demanda em PDV

No fim do ano, o aumento nas vendas atinge em cheio o varejo. Sem planejamento de pessoal, as empresas de PDV  podem acabar contratando profissionais sem qualificação para suprir aquela demanda extra, sem nem mesmo se preocupar com as questões trabalhistas envolvidas – e tudo pode se transformar numa bola de neve. Disso podem surgir inúmeros problemas. Nesses casos, a solução é se preparar e apostar na chamada mão de obra eventual ou temporária.

As novas regras

Lei 13.429, chamada de Lei da Terceirização, foi alterada no início de 2017 para facilitar a contratação de funcionários temporários e terceirizados. A lei deu mais segurança para as empresas e realmente facilitou o processo, mas há uma série de cuidados que você precisa tomar ao optar por esse modelo de contrato.

Para começar, só é permitido contratar temporários em dois casos: para substituir um funcionário ausente (por exemplo, em férias) ou para atender uma demanda complementar sazonal.

A empresa que deseja contratar o temporário (a “tomadora”) precisa encontrar outra empresa, chamada de “prestadora”, que realize esse tipo de serviço, e o profissional terá vínculo empregatício com a prestadora. O contrato de trabalho não pode exceder o prazo de 180 dias, consecutivos ou não, podendo ser ampliado por mais 90 dias. Os direitos do trabalhador temporário são os mesmos dos outros funcionários, com a exceção que ele possui vínculo com a empresa prestadora do serviço.

Clique aqui para conhecer mais a fundo todas as regras e implicações da contratação de funcionários temporários.

A mão de obra eventual

A contratação de trabalhadores temporários pode trazer economia e agilidade para a empresa; no marketing promocional, onde a demanda sofre mudanças constantes, os temporários são imprescindíveis – seja em feiras e eventos, ações de merchandising, sampling, promoções ou campanhas de incentivo.

O objetivo é que o cliente final tenha a melhor experiência possível e, dessa forma, torne-se um cliente fidelizado. E isso envolve de fato todos os funcionários, e não apenas aqueles em contato direto com o consumidor. Recepcionistas, promotores, supervisores, todos precisam ser escolhidos a dedo e treinados para a excelência – sejam eles funcionários permanentes ou temporários.

Experiência e foco no que importa

Quando se trata de trabalhadores eventuais, gerenciar e contratar as pessoas certas pode se tornar uma grande dor de cabeça. E esse é o ponto de destaque da C2C – Close to Consumer, que seleciona, recruta e prepara profissionais para atuarem nas mais diversas áreas do trade marketing, simplificando tremendamente todo o processo.

C2C é a agência de trade marketing e outsourcing de vendas da Gi Group, multinacional do setor de recursos humanos, especializada em comunicação de marcas ou serviços.

Seja através de ações promocionais, eventos, terceirização e vendas ou campanhas de incentivo, a marca “Close to Consumer” representa a conceito da prestação de serviços da nossa divisão de marketing promocional: colocar você mais perto do consumidor.

Temos como objetivo oferecer soluções personalizadas e criativas que possam aumentar as vendas e divulgar a marca de nossos clientes. Para saber mais sobre a empresa e sua atuação no setor de trade marketing, clique aqui.

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