Ao enfrentar períodos turbulentos, de poucas vendas, ou crises prolongadas, uma opção ainda pouco lembrada pela maioria das empresas é a terceirização da força de vendas. A área comercial é estratégica dentro de uma empresa, e é responsável direta pela lucratividade. Talvez por isso muitos ainda hesitem em colocar o setor de vendas sob a responsabilidade de outra empresa. Mas você já parou para pensar nas vantagens dessa estratégia?

Antes de terceirizar, é importante que você conheça profundamente seu processo comercial. Se você não tiver um processo bem definido e documentado, entendendo bem seu produto e seus potenciais clientes, será mais difícil passar suas demandas de forma clara a outra empresa. E claro, assim você também poderá cobrar melhores resultados. Dito isso, quais são os principais benefícios de terceirizar a força de vendas da sua empresa?

Menos custos

Talvez o benefício mais evidente da terceirização da força de vendas seja a redução de custos fixos com a área comercial. Terceirizando você deixa de se preocupar com todas as despesas de recrutamento e contratação, estrutura interna para a equipe, administração de recursos humanos, encargos trabalhistas, treinamentos e gastos operacionais do dia a dia.

Foco em resultado

Mesmo sem se preocupar com treinamentos e contratações, a equipe de vendas será sempre a mais capacitada e especializada, com foco total no resultado. Com uma empresa terceirizada não há distrações, pois seu único objetivo é vender. Também melhora muito a qualidade do controle e gestão da equipe com foco em resultado – uma empresa externa, totalmente voltada para as vendas, pode gerenciar a equipe com avaliações contínuas, acompanhando as metas e definindo as melhores ações, porque ela não tem outras prioridades ou pendências para ficar no caminho.

Mais vendedores

Terceirizando sua força de vendas, você consegue colocar mais vendedores na rua, e com maior rapidez. Com a redução de custos citada acima, o excedente da verba pode ser usado para ampliar o número de vendedores e alcançar uma capilaridade maior. Além disso, se escolher uma prestadora com grande estrutura e representatividade nacional, você pode ter vendedores em várias regiões do país com muito mais facilidade do que se fosse contratar.

Tempo de gestão

Com uma equipe externa exclusivamente voltada a vender, sobra tempo para os gestores se preocuparem com outras questões importantes e abordarem outros desafios. Ou seja, o foco interno pode ser direcionado para setores mais estratégicos, como desenvolvimento de produtos e serviços, produção, tecnologia, inovação, etc. Com todos os esforços colocados sobre o core business e a gestão de outras áreas, sua empresa pode aumentar a eficiência como um todo.

Maior competência

Um bom profissional de vendas custa caro, pois essa habilidade demanda tempo, experiência, uma boa rede de contatos e conhecimento de mercado. Com uma boa equipe terceirizada, você consegue vendedores experientes sem os altos custos relacionados a eles. E essa responsabilidade é da empresa prestadora, então você não precisa se desgastar com trocas e substituições de membros do time – você pode olhar simplesmente o resultado final.

Precauções

Antes de escolher uma empresa prestadora do serviço de terceirização da força de vendas, é importante tomar alguns cuidados para otimizar seus investimentos e evitar problemas futuros:
– Procure uma empresa que estude o seu caso e ofereça um projeto personalizado, pois cada situação exige abordagens diferentes
– Analise bem as opções; evite tomar decisões com pressa e contrate somente empresas idôneas
– Não paute sua decisão pelo preço; especialmente com vendas, você precisa de experiência e know-how, e não de uma solução rápida e barata
– Procure uma empresa reconhecida no mercado, com boa estrutura e saúde financeira, se possível que tenham histórias de sucesso com outros clientes
– Se você procura atuar no país inteiro, procure uma empresa que tenha essa representatividade já estabelecida.

Experiência e confiança

A C2C – Close to Consumer é a agência de trade marketing e terceirização de vendas da Gi Group, multinacional italiana do setor de Recursos Humanos. Nossa unidade de Sales Outsourcing oferece a terceirização da força de vendas (B2B e B2C) em diversos canais, com atuação reconhecida em várias frentes para buscar competitividade e aumentar seu lucro. Todos os profissionais da C2C – Close to Consumer são integralmente focados e comprometidos com o resultado do cliente, para que você tenha a tranquilidade de atuar onde for mais necessário. Clique aqui para saber mais sobre nossas soluções.

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