Ao enfrentar períodos turbulentos, de poucas vendas, ou crises prolongadas, uma opção ainda pouco lembrada pela maioria das empresas é a terceirização da força de vendas. A área comercial é estratégica dentro de uma empresa, e é responsável direta pela lucratividade. Talvez por isso muitos ainda hesitem em colocar o setor de vendas sob a responsabilidade de outra empresa. Mas você já parou para pensar nas vantagens dessa estratégia?

Antes de terceirizar, é importante que você conheça profundamente seu processo comercial. Se você não tiver um processo bem definido e documentado, entendendo bem seu produto e seus potenciais clientes, será mais difícil passar suas demandas de forma clara a outra empresa. E claro, assim você também poderá cobrar melhores resultados. Dito isso, quais são os principais benefícios de terceirizar a força de vendas da sua empresa?

Menos custos

Talvez o benefício mais evidente da terceirização da força de vendas seja a redução de custos fixos com a área comercial. Terceirizando você deixa de se preocupar com todas as despesas de recrutamento e contratação, estrutura interna para a equipe, administração de recursos humanos, encargos trabalhistas, treinamentos e gastos operacionais do dia a dia.

Foco em resultado

Mesmo sem se preocupar com treinamentos e contratações, a equipe de vendas será sempre a mais capacitada e especializada, com foco total no resultado. Com uma empresa terceirizada não há distrações, pois seu único objetivo é vender. Também melhora muito a qualidade do controle e gestão da equipe com foco em resultado – uma empresa externa, totalmente voltada para as vendas, pode gerenciar a equipe com avaliações contínuas, acompanhando as metas e definindo as melhores ações, porque ela não tem outras prioridades ou pendências para ficar no caminho.

Mais vendedores

Terceirizando sua força de vendas, você consegue colocar mais vendedores na rua, e com maior rapidez. Com a redução de custos citada acima, o excedente da verba pode ser usado para ampliar o número de vendedores e alcançar uma capilaridade maior. Além disso, se escolher uma prestadora com grande estrutura e representatividade nacional, você pode ter vendedores em várias regiões do país com muito mais facilidade do que se fosse contratar.

Tempo de gestão

Com uma equipe externa exclusivamente voltada a vender, sobra tempo para os gestores se preocuparem com outras questões importantes e abordarem outros desafios. Ou seja, o foco interno pode ser direcionado para setores mais estratégicos, como desenvolvimento de produtos e serviços, produção, tecnologia, inovação, etc. Com todos os esforços colocados sobre o core business e a gestão de outras áreas, sua empresa pode aumentar a eficiência como um todo.

Maior competência

Um bom profissional de vendas custa caro, pois essa habilidade demanda tempo, experiência, uma boa rede de contatos e conhecimento de mercado. Com uma boa equipe terceirizada, você consegue vendedores experientes sem os altos custos relacionados a eles. E essa responsabilidade é da empresa prestadora, então você não precisa se desgastar com trocas e substituições de membros do time – você pode olhar simplesmente o resultado final.

Precauções

Antes de escolher uma empresa prestadora do serviço de terceirização da força de vendas, é importante tomar alguns cuidados para otimizar seus investimentos e evitar problemas futuros:
– Procure uma empresa que estude o seu caso e ofereça um projeto personalizado, pois cada situação exige abordagens diferentes
– Analise bem as opções; evite tomar decisões com pressa e contrate somente empresas idôneas
– Não paute sua decisão pelo preço; especialmente com vendas, você precisa de experiência e know-how, e não de uma solução rápida e barata
– Procure uma empresa reconhecida no mercado, com boa estrutura e saúde financeira, se possível que tenham histórias de sucesso com outros clientes
– Se você procura atuar no país inteiro, procure uma empresa que tenha essa representatividade já estabelecida.

Experiência e confiança

A C2C – Close to Consumer é a agência de trade marketing e terceirização de vendas da Gi Group, multinacional italiana do setor de Recursos Humanos. Nossa unidade de Sales Outsourcing oferece a terceirização da força de vendas (B2B e B2C) em diversos canais, com atuação reconhecida em várias frentes para buscar competitividade e aumentar seu lucro. Todos os profissionais da C2C – Close to Consumer são integralmente focados e comprometidos com o resultado do cliente, para que você tenha a tranquilidade de atuar onde for mais necessário. Clique aqui para saber mais sobre nossas soluções.

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4 de comentários

  1. Pedro Miguel says:

    Olá,
    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Gostei muito do seu Post.
    Obrigado
    Pedro Miguel

  2. Oração says:

    Obrigado…Eu realmente aprendi muito.

  3. Conteúdo muito bom, gostei muito do seu post.
    Vou acompanhar, pois sempre aprendo mais.
    São dicas muito úteis, principalmente para um iniciante como eu.
    Bom trabalho!!

  4. Eita que é bom demais! A gente mal pesquisa e já acha a informação, ainda mais vindo daqui, eu leio até o final sem piscar!!!

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