Curiosidades:

Fatores que influenciam a compra planejada:

Imagem da Marca, Propaganda, Conhecimento do produto e seu uso habitual e Recomendação.

Entre 66 e 70%, esse é o montante de shoppers que decidem no ponto de venda o que levarão para casa.

É importante lembrar que mesmo podendo comprar pela internet, e tendo a sombra da crise por perto, os consumidores não deixam de visitar o ponto de venda. Se há uma razão lógica para isso? Lógico que há! As lojas oferecem mais experiências sensoriais que o e-commerce.

 

Siglas do Trade

  • F.I.F.O – “First in – First out” – É a técnica de expor na frente da gôndola o produto de fabricação mais antiga e atrás o de fabricação mais recente.
  • GIRO – Termo utilizado para medir o tempo de entrada e saída de um produto do estoque ou gôndola.
  • P.E.P.S – “Primeiro que entra, primeiro que sai”. Esta técnica também é utilizada para área de estocagem de produtos.
  • PONTO EXTRA OU ESPAÇO ADICIONAL OU PONTO PROMOCIONAL – Local onde o produto é exposto de forma promocional (quando se oferece vantagem adicional aos consumidores), por tempo limitado. É um segundo local de exposição, além do espaço primário (ponto permanente ou ponto natural), que visa aumentar a rotação do produto
  • PONTO FRIO – É o local ou locais do ponto-de-venda com rendimento abaixo da média do estabelecimento e que geralmente escapa do fluxo natural da loja.
  • PONTO QUENTE – Local ou locais do canal-de-vendas em que a venda de qualquer produto exposto é maior por metro linear que a média do estabelecimento. Este ponto gera uma zona de atração. Pode ser natural ou criado
  • SAMPLING (Amostra Grátis) – Versão do produto em quantidade reduzida distribuída gratuitamente aos consumidores para motivar a experimentação.
  • SHELF LIFE – Tempo de vida útil de um produto
  • STOPPER – Peça publicitária que se sobressai perpendicularmente à prateleira ou gôndola.
  • TAKE ONE – Expositor de mesa ou balcão para folhetos no qual o consumidor se serve
  • Pallet – Dispositivo de armazenagem, venda e transporte de produtos.
  • Planograma – É o layout utilizado para apresentar o posicionamento de produtos nas gôndolas.
  • Ponta de Gôndola/Terminal – Parte mais nobre da Gôndola localizada nas extremidades, muito utilizado para promoverou girar rapidamente um produto.